Antes de iniciarmos a obra de fato uma das primeiras coisas que comecei a pesquisar foram as esquadrias, pois era uma das poucas coisas que eu tinha certeza que queria e que não abriria mão.
Fiz diversos orçamentos, desde a opção por vidros temperados até esquadria em PVC e, como esperado, os valores variaram bastante.
Descartamos o PVC por motivos de $$$, focamos em esquadrias de alumínio. Fizemos 6 orçamentos, o mais barato ficou em torno de 25 mil e o mais caro 47 mil. Muita diferença, né?!
Comecei então a pesquisar o material, o tipo de alumínio, roldanas, espessuras das portas, dos vidros e realmente não dá para confiar somente no valor. Neste caso, o menor valor tinha também a menor qualidade. Hoje existem diversas linhas de esquadrias de alumínio no mercado e é preciso ficar bastante atentos ao que cada empresa oferece.
Nossa escolha
Optamos por esquadrias da Alcoa (Kawneer) na linha Nova Gold, com exceção das básculas de banheiro e janela da lavanderia, que serão na linha Suprema - uma linha inferior.
Ainda não fechamos os painéis de vidro mas já fizemos nossas escolhas, eles serão em blindex com perfil de alumínio. Como eles não precisam de contramarcos e o tempo de produção é bem mais baixo, deixei para comprar mais para frente. Optamos por blindex puramente pelo custo ser muito mais baixo, e como eles serão fixos, não vimos necessidade em investir tão alto neste item.
Como ainda irá demorar para termos as esquadrias instaladas seguem algumas fotos ilustrativas:
Portas com persiana integrada |
Portas de correr |